Guia Torres - Igreja São Domingos

Igreja São Domingos

A Igreja de São Domingos foi a primeira igreja a ser construída no trecho entre Laguna e Osório. Em 1815 o povoado possuía cerca de 400 almas, espalhadas em uma grande área de terra que se estendia do rio Mampituba a Arroio do Sal. O atendimento religioso desta população dependia da paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (hoje Osório), a quase 100 km de distância.

O prédio e sua decoração interna têm um estilo eclético, com alguns traços neoclássicos e mesmo neogóticos, predominando porém elementos do barroco colonial tardio, muito simplificado.

Suas linhas externas são um tanto rudes, mas têm certa graça. A fachada apresenta um pequeno adro com escadaria de poucos degraus, conduzindo à porta única central de arco abatido, ladeada de dois arcos cegos redondos emoldurando cruzes em relevo. No nível superior, três janelas também de arco abatido encimadas de um frontão de empenas curvas com um óculo redondo ao centro, pináculos prismáticos simples e uma cruzeta.

A Igreja são Domingos passou recentemente por um prócesso de restauranção, que durou cerca de 7 anos, tendo sua reinauguração em Abril de 2017.


Copyright © 2017 Guia Torres